top of page
Buscar

Servidora Madalena Alves integra equipe premiada pela ONU

  • Foto do escritor: GestRio
    GestRio
  • 23 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de mar.


A servidora Madalena Alves, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, fez parte da equipe vencedora do Datathon 2023 da ONU, com uma proposta inovadora de utilização de Big Data e Ciência de Dados para enfrentar a insegurança alimentar. O projeto foi eleito como a melhor proposta da América Latina e conquistou o terceiro lugar geral entre cerca de 150 ideias inovadoras apresentadas por equipes de todo o mundo.


O sistema FoodNet, desenvolvido pela equipe DadosRJ, é um protótipo de solução que utiliza dados para enfrentar a insegurança alimentar. O projeto propõe a criação de um sistema de recomendação para priorizar locais e estabelecer estrategicamente centros logísticos regionais, otimizando a distribuição de alimentos aos centros locais de apoio alimentar e aumentando a eficiência logística no combate à fome.


A equipe responsável por essa inovação é formada por Madalena Alves dos Santos, junto com os especialistas em ciência de dados José Hudson Guimarães de Oliveira Junior e Pedro Paixão Borges, todos atuando pela Secretaria de Estado de Transformação Digital (SETD) do Rio de Janeiro.


A premiação aconteceu em janeiro deste ano, quando o Comitê de Especialistas da ONU em Big Data e Ciência de Dados para Estatísticas Oficiais anunciou os vencedores do concurso. O desafio proposto para mais de 500 equipes de todo o mundo foi o desenvolvimento de aplicativos, ferramentas ou modelos estatísticos inovadores baseados em dados, combinando dados geoespaciais com outras fontes de dados, com o objetivo de avançar na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Parabenizamos a todos os envolvidos, em especial à nossa filiada Madalena Alves, por sua dedicação e competência que resultaram nesse reconhecimento internacional.


Se você também desenvolveu uma iniciativa premiada, compartilhe conosco!

 
 
 

Comments


bottom of page